Tortillas recheadas: tudo sobre essa comida típica do México!

As tortillas recheadas são uma poderosa receita da comida mexicana! Quer aprender como usá-la de verdade na sua comida? Ou, de repente, comer uma deliciosa? Clique aqui!

Tortillas recheadas: tudo sobre essa comida típica do México!

O México possui uma culinária muito criativa e apreciada no mundo todo. Pelo seu sabor inigualável, tem conquistado cada vez mais admiradores em todos os cantos do mundo e, principalmente, tem sido mais um chamativo para atrair visitantes para mais perto dessa cultura! Pela fama em outros países, inclusive nos Estados Unidos, as tortilhas incorporaram parte da culinária texmex.

Embora esta seja a base da alimentação popular do México, as tortilhas também servem para preparar os mais diversos pratos saborosos e econômicos da culinária mexicana.

Os clássicos tacos, as enchilladas em todas as suas multiplicidades, as deliciosas quesadillas de queijo, os famosos burritos, as flautas e a própria tortilha cortada ou em pedaços usadas para colocar em caldos de tomate ou de feijão para complementar e incorporar deliciosas sopas são apenas alguns exemplos da grande diversidade de opções de pratos que podem levar essa iguaria mexicana.

As tortilhas são tecnicamente uma espécie de pão em formato de disco. É um item que normalmente é servido como entrada e pode ser feito de farinha de milho ou de farinha de trigo. O que caracteriza o tipo de tortilha é o recheio que cada uma leva.

Cada variedade de tortilha tem um sabor com características próprias. Tortilhas preparadas com farinha de trigo, por exemplo, possuem um sabor mais doce que as tortilhas preparadas com farinha de milho que, por sua vez, tem um sabor mais concentrado e intenso, com um toque de noz.

Em qualquer restaurante que você vá no México, qualquer prato que você peça, as tortilhas estarão lá marcando presença vip. Seja no prato principal ou seja como entrada. É um item que não pode faltar na despensa dos mexicanos, por isso, não dá para falar de México sem falar de tortilha! Geralmente este ingrediente versátil segue um esquema de proteína de base, ingredientes de origem vegetal e vários molhos.

O corte da tortilha varia de acordo com o prato que ela vai incorporar. Para colocá-la em uma sopa ou em uma salada, por exemplo, é necessário que seu corte seja em tiras. Mas se você quiser algo como “nachos”, basta cortá-la em triângulos para que você possa aproveitar esse item sensacional com uma deliciosa guacamole. Você pode consumir a tortilha crua, passada na chapa, frita ou assada. De qualquer jeito e com qualquer recheio, a tortilha vai te conquistar no laço!

Como citamos acima, existem diversas opções de pratos que levam a tortilha como ingrediente principal ou, pelo menos, fazem dela um ingrediente indispensável. O próprio chilli com carne é uma ótima opção de acompanhamento para a tortilha.

Você já deve saber que é o recheio da tortilha que define o prato que você vai comer, por isso acho que você precisa saber que se você rechear sua tortilha com queijo, terá uma quesadilla deliciosa que, por si só, já é um prato e tanto. Mas se você preferir uma enchillada, basta utilizar como recheio frango, carne moída ou queijos e cozinhar com chilli.

Segredos das tortillas recheadas

A tostada é uma tortilha frita recheada com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e molho de coentro. É um pedaço do paraíso em formato de comida! O panucho é uma deliciosa e suculenta tortilha, também frita, com purê de feijão e tacos. Seu recheio é de carne, que pode ser de porco, assada ou no espeto.

Os nachos são excelentes pedidas na hora de comer uma tortilha. Embora não seja uma opção de tortilha recheada, precisava estar aqui. Seu formato lembra muito os nossos famosos Doritos.  Acompanhado de uma deliciosa guacamole que traz a combinação perfeita! Geralmente, esse prato é servido em conjunto com cheddar, pimenta e carne moída.

Os burritos são um dos pratos mais famosos do mundo e que encanta multidões em todas as suas variações. Preparados com a nossa famosa tortilha, são servidos enroladinhos e podem ter os mais diversos recheios, desde carne, queijo, tomate, feijão ou até mesmo chilli. Tudo depende da criatividade de quem está preparando. Essa delícia pode ser encontrada em todo o México, desde pequenos quiosques até em restaurantes de alta gastronomia. No Brasil, por sua vez, é muito difícil que você vá a algum restaurante de comida mexicana e não tenha o prazer de provar esse prato que faz o maior sucesso entre todos os que já tiveram o prazer de prová-lo.

Dentre as receitas mexicanas que fazem o maior sucesso pelo país, podemos destacar as chimichangas. É um prato preparado com tortilhas fritas e recheadas. A sua opção de recheio também depende de quem o prepara, já que pode ser recheado com diversos ingredientes como feijão, queijo, carne desfiada, carne temperada e muitos outros. É fechado dobrado como um “pacotinho” retangular. Seu acompanhamento pode ser pico-de-gallo, sour cream e até mesmo a tão amada guacamole.

A flauta é outro prato de tortilha recheado e é mais conhecida como “taquito”. A diferença entre a flauta e o taquito é a tortilha usada. Enquanto no primeiro usa-se a tortilha feita com farinha de trigo, o segundo é feito com a verdadeira tortilha de milho. Esse prato é firmemente enrolado com algum tipo de recheio, que geralmente pode ser carne ou frango. Depois de recheadas, são fritas em óleo para ficarem crocantes.

O chilaquilles é um prato feito com tortilhas fritas cortadas em pedaços. Acompanha um molho que pode ser mais ou menos picante. É uma comida muito leve além de ser uma forma muito popular de aproveitar as sobras de tortilhas e molhos que podem ser servidos com carne desfiada, feijão, queijo ou ovos mexidos onde se torna uma opção para o café da manhã da maioria dos mexicanos.

Os tacos são tortilhas recheadas com qualquer tipo de carne e/ou legumes. Facilmente encontrado em qualquer lugar do México e, principalmente nos mais diversos restaurantes de culinária mexicana espalhados pelo Brasil. É um prato que se come com as mãos e geralmente é acompanhado de molhos picantes ou molhos vermelhos ou verdes.

As tortilhas são o que há de melhor e mais versátil na culinária mexicana e, por isso, em todos os seus formatos e recheios são uma ótima pedida para qualquer ocasião.

SOBRE NÓS

Conheça a excelência de um restaurante delivery de qualidade, que serve comida mexicana de primeiro nível e do jeito que você quiser.

SAIBA MAIS