Texmex

Conheça a história do texmex, e porque ele na comida mexicana é tão conhecido atualmente.

Texmex

A gastronomia conhecida como texmex é nada mais que o nome da mesma sugere, que é a fusão de cultura de culinária em meio ao povo mexicano e os estadunidenses, mesmo que uma parte grande de todos os ingredientes que são utilizados são comuns nos dois países.

A nome texmex veio do idioma inglês que há muito tempo atras foi o apelido de uma companhia ferroviária chamada texas mexican railway, que foi fundada em 1985, onde na época a programação para a saída e a chegada dos trens eram publicadas nos jornais da américa desde 1800.

Nas publicações no jornal naquela época era comum a abreviação dos nomes de companhias ferroviárias que eram encarregadas de ajudar as pessoas em seu trajeto, então a companhia tex-mexican carregava a abreviação texmex, assim passou a ser comum o termo em meio as denominações que juntavam esses dois povos.

Missões dos jesuítas e influência dos espanhóis no texmex

O texmex foi influenciado pela Espanha, sendo que em épocas de missões na Espanha como no século dezesseis e dezessete, todos os alimentos da cozinha na Espanha e na cozinha dos americanos que se originaram no texas, uniram forças para se misturar fazendo assim uma fusão das tradições que começou se espalhando na Espanha.

A influência da Espanha no texas, começou a fortalecer o texmex quando Don Juan chegou ao país, acompanhado de seiscentos colonos trazendo no total sete mil cabeças de gado mais precisamente em El Paso no dia vinte do mês de abril do ano de 1598.

Sendo assim, a cozinha que atualmente chamamos de texmex tem origem da mescla das comidas de um povo nativo no Texas e a cozinha da Espanha no século dezesseis, onde os nativos da américa ajudaram a comida texmex incluindo especiarias como:

  • El mesquite;
  • Las pacanas;
  • Las judias pintas;
  • Las cebollas;
  • E los nopales;

Vale lembrar que os colonizadores que eram procedentes de ilhas Canarias fizeram contribuições importantes para que a culinária texmex tivesse início, é um fato que as famílias colonas que acabaram imigrando para San antonio Canária por meio do convite de coroa da Espanha no ano de 1731 também contribuíram.

Isso porque essas famílias tiveram a autorização para levar as pessoas da Etnia bereber no Norte da África assim a alimentação da região do texas foi ainda mais influenciada, assim se influenciou pessoas para as especiarias como a pimenta, o cominho e coentro, onde se teve a contribuição para que o texmex tivesse um estilo próprio sendo diferenciado.

Outras influências no texmex

A cozinha do texmex sofreu também logo após influencias de populações antigas no México, sendo que a cultura do rancho que existe ao sul no texas e no norte do México, ajudou muito nessa fusão, logo após houve a mistura de vários gostos diferentes.

Os gostos por exemplo do churrasco, a carne seca, o cabrito assado e pelos outros produtos feitos de carne de vaca, que acabaram se tornando comum nos dois lados do Rio bravo, e no século vinte a cozinha texmex adicionou elementos da américa como usar o queijo amarelo e fundido, mais disponível e barato.

Autorizando a alimentação americana, Dianna Kenedy, foi quem traçou as primeiras fronteiras entre a cozinha do México, e também a cozinha mexicana Americanizada no livro que a mesma publicou no ano de 1972, o the Cuisines of México.

Entenda mais sobre o texmex

A primeira vez que a referencia impressa na cozinha do texmex apareceu no diário México city News em 1973, é possível também se acompanhar os estudos que alguns estudantes da comida do texas como Robb walsh atualizaram com relação a evolução da cozinha texmex nos períodos na política social.

E atualmente no Brasil a grande maioria das pessoas, se referem a comida mexicana, sendo que a mesma na realidade é tipicamente a comida texmex.

Ingredientes usados

Na culinária texmex se empregam desde os ingredientes comuns da comida do México, como também outros ingredientes que são menos conhecidos nessa prática, sendo que a cozinha tex mex é caracterizada pelo uso de muita carne, principalmente de carne de vaca.

Também se incluem as especiarias, os feijões, as tortilhas chips (conhecidas como nachos) com salsa picante, mais comuns em aperitivos, também as tortilhas do estilo mexicano, feitas com farinha de milho ou de trigo, podendo ser ao forno ou fritas.

Também são comuns pratos como o Chilli com queijo, o chilli com carne, tacos shell, fajitas e etc, sendo essas invenções da própria cozinha texmex, conheça abaixo os pratos que são tradicionais na cozinha texmex.

Pratos comuns do texmex

Muito além de tortilhas e os tamales que são a comida típica da maioria dos dias, existem os pratos típicos que são considerados populares no México, segundo uma pesquisa realizada por uma instituição especialista.

Os burritos

Um prato que sempre se mantém comum é o Burrito, que é o prato tradicional de culinária mexicana e também comum de culinária texmex sendo que esse prato consiste numa tortilla feita com farinha que na grande maioria das vezes é recheada com vários ingredientes, variando como o feijão e a carne.

A fajita

A fajita é o termo usado em meio a culinária texmex, sendo referencia da carne grelhada e servida na tortilla de farinha ou milho, e mesmo que em originalidade somente da kronfleisch atualmente ela também pode ser feita das carnes populares como o porco, o frango e o camarão, e também com todos os cortes da carne de boi.

Nos restaurantes essas carnes em geral são cozidas com pimentão e cebola, com os acompanhamentos como o creme azedo, a guacamole, a salsa, o pico de galho, a alface picada, o queijo e o tomate.

O chilli com carne

O chilli com carne é atualmente um dos pratos mais tradicionais feitos com o feijão e o molho do tomate com a pimenta.

O chilli com carne atualmente é um dos mais conhecidos, e não há quem tenha provado a culinária texmex sem ter experimentado esse prato.

SOBRE NÓS

Conheça a excelência de um restaurante delivery de qualidade, que serve comida mexicana de primeiro nível e do jeito que você quiser.

SAIBA MAIS
Site feito por Digitalize Now.