Curiosidades sobre o México que você não sabe

Você já foi ao México, ou tem vontade de ir? O que você sabe sobre sua culinária, cultura e costumes? Vem com o Gran Jalapeño nessa imersão incrível!

Curiosidades sobre o México que você não sabe

O cardápio mexicano está entre os mais famosos do mundo. Cada local faz uma mudança de acordo com a comida típica de seu próprio país, mas a origem da comida é típica mexicana.

O cardápio mexicano é admirado em várias partes do mundo. Sempre com muita pimenta. Por isso, vale conhecer curiosidades sobre o México para uma imersão total na culinária mexicana.

1. A barreira de corais com cores espetaculares

Pela costa do Caribe está localizado o Sistema de Recifes Mesoamericano. Ele é uma barreira de recifes de corais que tem extensão de mil quilômetros e passa por países como Honduras, Guatemala, Belize e o México.

Dá para vislumbrar a beleza da barreira de corais através do mergulho. Além disso, você vai ter a companhia de tartarugas. Dá também para nadar com tubarões-baleias no México. Elas visitam o México entre maio e setembro. Os tubarões-baleias podem chegar a 12 metros de comprimento.

2. O parque histórico do México

Na Cidade do México está localizado o parque chamado Chapultepec. Ele se estende por 678 hectares e tem partes do período pré-clássico mesoamericano.

Esse período vai desde a Mesoamérica pré-colombiana até a colonização espanhola da América do Norte.

Dentro do parque estão o Museu Nacional de Antropologia e o Auditório Nacional. Também dá para visitar um castelo neoclássico. Ao redor do parque também ocorreram algumas lutas da guerra dos Estados Unidos e México.

Você também pode tomar banhos curativos em uma piscina em que um famoso asteca líder tomava seus banhos.

Além de ter acesso a uma vastidão cultural sobre a história do México, você terá uma visita gratuita pelo bosque.

3. A lenda mexicana

A bandeira do México é composta por três linhas verticais que tiveram significados diferentes pela história.

Alguns boatos alegam que a cor verde tem o significado de esperança. O branco significa unidade. Já o vermelho é uma homenagem ao sangue derramado pelos heróis mexicanos em lutas.

No entanto existe a lenda do cacto e da águia do Império Mexica. A lenda diz que os moradores tiveram que encontrar uma águia que era a reencarnação de um deus. A águia estaria comendo uma serpente pousada em um cacto.

Dá para aprender tudo isso e mais um pouco com uma visita guiada pelo Museu do Templo Mayor de Tenochtitlan. Você vai aprender muito mais. Se algum dia você visitar o México, já sabe qual é a parada obrigatória.

4. Os vulcões mexicanos

No estado de Puebla no México há um parque nacional. O Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan é sagrado. Suas maiores atrações são dois vulcões que são mais altos que 5000 metros de altitude.

Os nomes dos dois vulcões são em homenagem a uma princesa e a um guerreiro. A lenda diz que eles ficarão juntos para sempre.

As montanhas também são ditas como divindades e servas do deus da chuva. Há várias provas de que ritos eram realizados nas cavernas.

5. História da culinária mexicana

A culinária mexicana é uma mistura entre os nativos de lá e os colonizadores espanhóis que chegaram no século XVI.

Os espanhóis se misturaram aos antigos povos astecas e incas. Esse povo nativo tinha o milho como base de sua culinária.

Os colonizadores introduziram comidas da Europa, como frutas e vegetais que não existiam na região, além de vinhos, arroz, carne bovina e outras especiarias.

Um exemplo da mistura desses dois povos é a quesadilla: a carne e o queijo são de origem dos colonizadores, enquanto o milho e o chilli são dos povos nativos.

Aos poucos, os pratos ficaram com uma mistura de cada região. A culinária mexicana é cheia de sabores, texturas e cores por conta disso.

6. A pimenta na comida mexicana

A pimenta é uma iguaria bastante consumida no solo mexicano. Os povos maias e astecas, bem antes de Cristo, já plantavam e colhiam pimenta. Eles utilizavam para acentuar o sabor dos pratos típicos.

Além de ser originária dos povos nativos no México, a pimenta dá equilíbrio às mudanças de temperatura corporal. O México é bastante conhecido por altas temperaturas e o consumo de pimenta aumenta a sensação de frio.

Tudo isso fez com que a pimenta se popularizasse no México. Ele é um ingrediente versátil na culinária mexicana e é usado em pratos salgados, doces, na bebida e na decoração.

7. A Cidade do México foi construída em cima de um lago

A Cidade do México foi construída em cima de um lago chamado “Veneza Azteca”.

Grande parte da Cidade do México está em cima de uma cidade sagrada e também de uma lagoa.  É por isso que há tantos terremotos na região.

Por isso quando acontece um terremoto ele é mais intenso na Cidade do México. A cidade é mais vulnerável por estar em cima de uma lagoa.

8. A comida mexicana é patrimônio da humanidade

A culinária mexicana é deliciosa e variada, além de ser muito saudável.

Por isso, no ano de 2010, ela foi considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Isso serviu como homenagem para a culinária mexicana por seus sabores e misturas tão peculiares.

Hoje a comida mexicana é famosa no mundo inteiro e ainda é patrimônio da humanidade. É difícil desbancar essa homenagem e popularização.

Cada país faz sua própria comida mexicana e há diferenças na culinária mexicana tradicional, mas a origem de todas elas é o México. Isso é ótimo porque mesmo morando no Brasil você pode degustar da comida mexicana.

Gostou das dicas e quem curtir um pouco do México aqui no Brasil?

Não deixe de aproveitar a culinária do restaurante delivery Gran Jalapeño. Dá para pedir direto pelo site ou pelo aplicativo Ifood. São mais de 48 pratos típicos para você experimentar além de 4 sobremesas mexicanas.

Ficou com vontade? Aproveite para curtir um pouco do México na sua casa mesmo. Seja com amigos, familiares ou até mesmo sozinho, o Gran Jalapeño foi criado para os momentos em que você quer experimentar ou se aventurar na culinária mexicana.

SOBRE NÓS

Conheça a excelência de um restaurante delivery de qualidade, que serve comida mexicana de primeiro nível e do jeito que você quiser.

SAIBA MAIS
Site feito por Digitalize Now.