Como fazer tortilha mexicana?

Aprenda como fazer tortilha mexicana e alguns recheios para acompanhar essa delícia!

Como fazer tortilha mexicana?

Algumas pessoas que estudam a culinária mexicana, afirmam que a criação das tortilhas mexicanas se deu por conta dos tradicionais itens que a cozinha mexicana tem, as tortilhas foram criadas por conta de uma situação emergencial.

Isso porque os conquistadores da Espanha precisavam da farinha de trigo para fazer pão e saciar a fome, mas teve um momento em que a única coisa que tinha era aa farinha de milho, e por isso o prato foi criado.

Chamada por muitas pessoas de pão mexicano, as tortilhas podem ser preparadas com o trigo ou o milho, e são preparadas um pouco grossas, sempre em formato de panquecas, e medindo entre quinze a vinte centímetros.

Lembrando que é possível que se aprenda como fazer tortilha mexicana assadas em cima do comal, que é um disco feito de barro ou de ferro, e também poder ser preparadas fritas a depender do gosto de cada pessoa.

Mas é possível aprender como fazer tortilha mexicana tanto usando a farinha de trigo como a de milho, pois mesmo que as tortilhas originais sejam feitas do milho, as tortilhas com o trigo são muito parecidas em si, tendo uma leve diferença em seu sabor.

Aprenda como fazer tortilha mexicana de milho

Para aprender como fazer tortilha mexicana, você precisa saber que as tortilhas feitas com o milho são muito consumidas todos os anos no país do México e pelos amantes dessa cultura, a receita verdadeira é feita do milho nixtamalizado, sendo grãos do milho cozidos na água com cal.

Ingredientes para tortilhas de milho

Antes de aprender como fazer tortilha mexicana, vamos aos ingredientes usados para essa receita:

  1. Um quilo de farinha de milho nixtamalizado para o preparo da massa;
  2. Um litro e um quarto de água.

Modo do preparo

  1. Agora é a hora de aprender como fazer tortilha mexicana, vamos começar colocando a farinha em uma tigela grande, fazendo o formato de um vulcão, coloque a água bem devagar no centro, e ao mesmo tempo misture a massa usando sua outra mão.
  2. Misture a massa muito bem até que ela se torne homogênea e suave, logo após deixe ela descansar por ao menos cinco minutos.
  3. Saiba que é aconselhável aprender como fazer tortilha mexicana já tendo o comal, e se você tiver um comal, aqueça ela e o forre com o plástico filme que resista ao calor, feche o comal esmagando a bola de massa, vire para o outro lado repetindo o processo, se você não tiver o comal basta que você dívida fazendo uma bolinha de massa, e abra cada bola com o rolo por exemplo.
  4. Agora pegue a massa e leve sobre uma frigideira quente, e quando a massa começar a ter bolsa aeradas, vire a massa ao contrário.
  5. Logo após que você virar para o outro lado, espere um pouco até que a massa comece a inchar, pois isso quer dizer que ela está pronta para consumo, leve a massa ao prato repetindo esse processo até que a massa acabe.

Aprenda como fazer tortilha mexicana de trigo

Esperamos que você tenha aprendido como fazer tortilha mexicana de milho, mas sabemos que nem todo mundo gosta de milho ou o milho não é algo comum em algumas casas, por isso aprenda como fazer tortilha mexicana de trigo.

Ingredientes para tortilha de trigo

Antes de aprender como fazer tortilha mexicana, vamos aos ingredientes para o preparo dessa receita:

  1. Quinhentas gramas farinha do trigo;
  2. Uma pitada de sal;
  3. Uma colher de chá do fermento pó;
  4. Uma xicara da água quente;
  5. Cento e cinquenta gramas da manteiga;
  6. Pimenta do reino a gosto;

Modo de preparo

  1. Agora chegou a hora de aprender como fazer tortilha mexicana da farinha do trigo, e as tortilhas feitas com farinha de trigo são simples, comece misturando a farinha, o fermento e o sal, depois você deve espalhar a farinha em cima da bancada, ou use uma tigela grande, faça um buraco no centro.
  2. No meio da farinha coloque a manteiga e comece a misturar, e enquanto você mistura esses ingredientes, coloque água aos poucos até que se forme uma massa bem consistente o suficiente, para que uma bola compactada se forme.
  3. Após deixar a massa em bola, deixe ela descansar de cinco até dez minutos e logo após, você deve dividir todas as bolinhas de massa em tamanhos iguais, agora abra cada uma delas com a ajuda de um rolo, numa superfície regada na farinha, da forma que a massa fique bem fina, mas não ao ponto de ser transparente.
  4. Para preparar as tortilhas, você deve esquentar a chapa ou a frigideira, já que se você quer saber como fazer tortilha mexicana você pode preparar elas até na frigideira, e vire a tortilha dos dois lados, para que bolhas se formem e a massa esteja dourada.
  5. Depois desse passo você já aprendeu como fazer tortilha mexicana, e ela já está pronta para que você coloque o recheio, ou para servir de acompanhamento em pratos.

Acompanhamentos para as tortilhas

Agora que você já aprendeu como fazer tortilha mexicana vamos te ensinar alguns acompanhamentos para saborear junto com elas.

O creme azedo

Pegue meio pote de creme de ricota (também pode ser iogurte natural), três colheres do creme de leite, três colheres do suco do limão, e adicione sal a gosto.

A carne moída

Refogue o patinho moído com alho, a cebola, cebolinha, pimenta e sal, você também pode usar um caldo de carne.

SOBRE NÓS

Conheça a excelência de um restaurante delivery de qualidade, que serve comida mexicana de primeiro nível e do jeito que você quiser.

SAIBA MAIS
Site feito por Digitalize Now.