Comidas típicas do México: 6 pratos para você se apaixonar!

As comidas típicas do México têm impressionado cada vez mais pessoas no Brasil! Você quer conhecer um pouco mais sobre essa cultura riquíssima na culinária e história? Confira agora o conteúdo completo!

Comidas típicas do México: 6 pratos para você se apaixonar!

A cultura mexicana é de origem milenar, é riquíssima e sofreu a influência de diversos povos. Seus rituais religiosos, suas danças, sua música, seu artesanato e sua gastronomia – que inclusive foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade - são os pontos fortes da cultura do México.

Os vestígios das civilizações pré-cambrianas, como a Pirâmide de kukulcán e o sítio de Tulum, o Museu das Belas Artes do México, o Templo de Santo Domingo ou as belas praias como as de Cancún e Acapulco são alguns dos motivos que fizeram o México se tornar o país latino-americano que mais recebe turistas do mundo todo.

Andar pelas ruas mexicanas, é permitir ser levado por uma fascinante mistura de estilos artísticos e elementos europeus e coloniais. Não é à toa que o país é considerado uma das nações mais ricas em elementos arquitetônicos do mundo.

As casas coloridas, as ruas de paralelepípedo e as praças arborizadas são heranças do período da colonização espanhola. Em contrapartida, a cidade do México e Merida, colecionam imponentes edifícios, prestigiados restaurantes, lojas de marcas famosas, importantes museus etc.

A culinária mexicana é fruto de uma rica mistura entre a cultura dos povos pré-colombianos e costumes trazidos, a partir do século XVI, pelos colonizadores espanhóis. Povos originários, da cidade que hoje é conhecida como Cidade do México, tinham como base da sua alimentação o milho.

Pouco a pouco os colonizadores foram introduzindo alimentos que eram muito consumidos na Europa e no continente como, por exemplo, vinhos, arroz, carne bovina e frutas e vegetais que não existiam naquela região.

A quesadilla é um exemplo que mostra bem essa mistura. Temos o queijo e a carne bovina que foram introduzidos pelos colonos europeus, mas também tempos o milho e o chilli que representam a influência tradicional dos povos pré-colombianos.

Os pratos foram ganhando sabores específicos de cada região com o tempo, o que transformou a culinária mexicana em uma espécie colcha de retalhos gastronômica.

O que nós conhecemos hoje como comida mexicana e que é muito vendido em vários restaurantes desse segmento no Brasil é, na verdade, parte da culinária TexMex que é mais um exemplo dessa deliciosa mistura que se tornou a culinária mexicana.

E talvez neste momento você tenha se dado conta que nunca tivera comida na vida uma comida mexicana de verdade e se perguntado se para realizar este feito teria que viajar até o México efetivamente. Mas calma! Nem tudo que você consegue como comida mexicana é só TexMex. O intuito desse artigo é te apontar os principais pratos dessa culinária criativa que se tornou uma das mais apreciadas no mundo!

Antes de mais anda, é válido te dizer que não dizem que os mexicanos são apaixonados por pimenta à toa. Os pratos, de um modo geral, são bem picantes e temperados com alho e pimenta, em especial a pimenta chilli. Não podemos esquecer que o México tem ingredientes típicos e variados em cada região, o que resulta em pratos com uma grande variedade de combinações.

Comidas típicas do México

Um prato que é facilmente encontrado em todo o país e que com certeza deveria ser considerado uma das principais comidas típicas mexicanas é, sem sombra de dúvidas, o pozole. A sopa que tem como base o cacahuacintle (um tipo de milho cuja principal característica é o tamanho acentuado de seus grãos), tem um sabor inconfundível e te proporciona uma explosão de sabores a cada colherada.

O cozimento do milho dura cerca de duas horas, mas depois disso, acrescentam-se os demais ingredientes que podem variar de acordo com a região e a tradição do cozinheiro.

Um dos pratos que tem os sabores mais marcantes entre as comidas típicas do México, é o mole. Essa iguaria mexicana é um tipo de molho, com base de chilli, ervas aromáticas fortes e sementes moídas. De forma geral, ele é preparado para ser acompanhamento de outros pratos à base de carne.

O acréscimo de cacau amargo à composição faz você desfrutar de uma explosão de sabores inusitada que vai do picante ao doce, passando pelo amargo e azedo.

Embora as enchilladas sejam um prato que encontramos em alguns restaurantes de culinária mexicana espalhados pelo Brasil, os pratos feitos aqui não têm o sabor característico que apenas os pratos preparados nas cozinhas mexicanas possuem. As tortillas de milho recheadas com um tipo de carne e molhos a sua escolha.

Esse prato é acompanhado de vegetais ou, até mesmo, da deliciosa guacamole. Mas, diferentes regiões, oferecem diferentes sabores dessa mesma receita.

Uma iguaria feita somente no mês de setembro, é uma das comidas típicas mexicanas. A chile en nogada é prepara especialmente para celebrar a independência do México.

O seu molho leva, em média, 30 ingredientes e o prato é decorado com uma fruta, chamada granada, e coentro. Quando todos os ingredientes são colocados no prato, destacam-se as cores da bandeira mexicana que dão todo um tom mais comemorativo à receita.

Todo mundo concorda que a refeição mais importante do dia é o café da manhã, certo?! As chilaquiles dão ao café da manhã mexicano, um toque todo especial! O prato é feito com tortillas cobertas com molho, acompanhado de ovos, frangos e, algumas vezes rola até uns frutos do mar.

Uma versão de taco com um pouco da influência do shawarma, os tacos al pastor levam carne de porco marinada a mole com pimenta, alho, cominho, sal, vinagre, orégano e, entre outras especiarias como suco de abacaxi e abacaxi em pedaços.

Esse é um prato muito “diferentão”, mas também muito popular no México pois tem uma combinação agridoce perfeita.

Mas já que estamos falando de comidas típicas do México, não poderíamos deixar de fora o elote. Podemos considerá-lo uma versão mexicana do que nós conhecemos como o delicioso milho de rua!

A grande diferença entre o milho de rua e o elote é que ele é consumido no palito e depois envolto em uma camada de maionese, queijo, chili e qualquer outro condimento que o vendedor achar que é válido acrescentar. Fato é que fica uma delícia de qualquer jeito!

Agora que você já conhece algumas das comidas típicas mexicanas, já pode preparar uma festa temática ou buscar as receitas dessas delícias e preparar aí na sua casa para uma noite mexicana entre amigos. Mas, conta para gente: quais dessas delícias tipicamente mexicanas você já provou?!

SOBRE NÓS

Conheça a excelência de um restaurante delivery de qualidade, que serve comida mexicana de primeiro nível e do jeito que você quiser.

SAIBA MAIS
Site feito por Digitalize Now.