Comida mexicana: guacamole

Saiba tudo sobre a comida mexicana guacamole, e algumas dicas sobre essa comida típica da culinária mexicana.

Comida mexicana: guacamole

A comida mexicana guacamole é considerada a iguaria que vem da culinária mexicana, que pode ser servida com vários pratos, em geral sendo comum que a comida mexicana guacamole seja servida com o sour cream e o pico de galho.

Se você não conhece, o pico de galho é na realidade uma salada bem saborosa feita com alguns pedaços do tomate, misturados com a cebola, a cebolinha e folhas do coentro, temperadas geralmente com o suco de limão e o óleo.

E algo comum é que a comida mexicana guacamole também leve os grãos do milho amarelo, seja ele doce ou cozido, e isso faz com que o prato fique ainda mais atraente, e por isso se dá o nome bico de galo, sendo uma referencia da comida dada as galinhas.

A expansão da comida mexicana: guacamole

A comida mexicana guacamole é muito parecida com o purê do abacate ou o avocado muito bem temperado, funcionando assim como o complemento das saladas que são servidas, e o fato é que a comida mexicana guacamole é muito exportada.

Atualmente ela é exportada para todos os lugares no mundo onde as comidas mexicanas existem, mesmo que ela acabe sofrendo alguma alteração para se adequar aos gostos locais, sendo o nome guacamole de origem indígena onde Ahuacatl significa abacate e mole é o nome genérico de molho.

E segundo a tradição dos pré-hispânicos, a maneira como a comida mexicana guacamole é feita foi mostrada ao povo de Toldeca por meio do Deus Quetzalcóatl, sendo assim a comida mexicana guacamole foi feita por meio da cultura dos astecas, porém depois que os colonizadores da espanha chegaram, ela foi exportada ao continente europeu.

Segundo a lenda a comida mexicana guacamole foi servida uma primeira vez aqui no Brasil em meio ao ano de 1684, por meio da cozinheira Eduarda Neves, e após isso a comida mexicana guacamole passou a ser usada também na culinária do país sendo muito miscigenada.

Receita da guacamole tradicional

Atualmente foram criadas várias adaptações para a comida mexicana guacamole, porém confira abaixo a mais servida e comum.

Ingredientes

  • Dois abacates avocados ou também um abacate comum;
  • Meia cebola roxa;
  • Um tomate;
  • Uma pimenta do reino ou pimenta dedo de moça;
  • Salsinha ou folhas de coentro;
  • Três colheres de sopa do azeite;
  • Um limão espremido;
  • Sal a gosto.

Passo a passo

Para começar pique o tomate, e a cebola em cubos pequenos, lembrando que você deve retirar as sementes do tomate, logo após corte a pimenta dedo de moça na metade, retirando as sementes, e raspe a pimenta utilizando uma faca e picando em pequenos pedaços.

Agora descasque o abacate, tirando a poupa e mude a poupa para uma travessa ou tigela, e agora você deve amassar com um garfo, deixando alguns pedaços, lembrando que a comida mexicana guacamole original não é igual ao purê, alguns pedaços do abacate precisam ficar nítidos, então não é preciso amassar muito.

Na mesma travessa, coloque o tomate picado e a cebola, a pimenta, o sal e o azeite, junto com o suco de limão, misturando tudo tome cuidado para não amassar demais, depois pique o coentro em pedaços pequenos, após sirva o guacamole com torradas, tortilhas e até com Doritos.

Dicas ao preparar a comida mexicana: guacamole

Caso seja do seu gosto, além da pimenta e o sal também é possível temperar a comida mexicana guacamole com várias especiarias para que a sua receita fique bem mais deliciosa, como a salsa, o chilli, e etc.

No ato que se cortava o abacate, já é possível observar que ele não pode estar muito maduro, para que assim o seu prato não fique sem gosto, mas ele também não deve estar verde, para que a receita não fique amarga, e você deve consumir rápido sendo o tempo máximo de uma ou duas horas após pronto.

Benefícios do guacamole e calorias

A comida mexicana guacamole tem muitos benefícios na saúde, porque ela tem uma ação forte de antioxidação no corpo humano, sendo que o principal ingrediente usado na comida mexicana guacamole, o abacate, deixou de ser o vilão para se tornar mocinho na dieta para emagrecer.

Lembrando que o limão é rico de vitamina C considerado ótimo na dieta detox, e o tomate tem grandes quantidades de cálcio e potássio, e o coentro, que é encontrado em várias receitas do México, tem propriedade anti-inflamatória, e a cebola também tem suas propriedades na antioxidação.

O tamanho considerado padrão da comida mexicana guacamole é cerca de duas colheres, sendo de sopa que contém em si a média de quarenta e cinco calorias, claro que isso vai depender mais da receita, mas em geral quando não preparada com ingredientes ricos em gordura como o creme de leite, ele tem baixa caloria.

O que se pode comer com o guacamole?

Em modo tradicional, a comida mexicana guacamole, é servido com os nachos, sendo que no Brasil a guacamole também é servida com Doritos, que é um tipo de salgado de marca famosa, saboroso também.

Se você não conhece, os nachos são a comida popular da América do norte, sendo as tortilhas feitas com milho crocantes em forma de triangulo, sendo que elas podem ser cobertas de queijo e de pimenta jalapeño, um exemplo, como alguém curioso, Ignacio Nacho Anaya, foi quem inventou esse prato no ano de 1943.

Qual o melhor abacate para fazer guacamole?

Atualmente se pode preparar a comida mexicana guacamole com o avocado ou o abacate, mas o mais usado para a receita e o melhor é o avocado tradicional, que é o mesmo utilizado no México.

Embora o custo do avocado, seja um pouco maior ainda assim ele vale muito mais a pena, vale lembrar que tanto o abacate quanto o avocado não podem estar muito maduros para que esse prato esteja saboroso, mas também não deve estar verde, para que a receita não fique amarga, ficando no ponto.

SOBRE NÓS

Conheça a excelência de um restaurante delivery de qualidade, que serve comida mexicana de primeiro nível e do jeito que você quiser.

SAIBA MAIS
Site feito por Digitalize Now.