Comida mexicana: o guia completo de receitas!

Simples, alegre e colorida, a comida mexicana é muito famosa em todo o Brasil! Você quer conhecer diversas receitas e aprender como fazê-la? Confira nosso guia completo!

Comida mexicana: o guia completo de receitas!

A comida mexicana é famosa por seus pratos típicos que envolvem pimenta, chilli com carne, carne de porco e principalmente inesquecíveis temperos.

Antes de comprar os passaportes ou ir ao novo restaurante mexicano da sua cidade, procure os principais pratos que devem ser consumidos ao menos uma vez em sua vida. Terá tempo para se acostumar a pimenta, adorar as misturas e os drinks mais curiosos típicos do país.

Ao longo deste artigo iremos abordar sobre os pratos típicos e seu modo de preparo, bem como cada uma pode servir para você.

Quem não gosta de uma deliciosa comida mexicana? Você já deve ter se perguntado como são feitos os pratos da culinária mexicana e como devem ficar tão saborosos, quais são as receitas de comida mexicana! E, para quem adora colocar a mão na massa na cozinha, descobrir mais sobre como fazer as receitas de comida mexicana e é de se deliciar.

E, também para quem não é tão fã assim da cozinha existem diversas formas em São Paulo de levar a culinária mexicana até a sua casa, ou ir visitar um ambiente com deliciosos da comida mexicana.

A comida mexicana é muito famosa aqui no Brasil, logo a sua culinária cheia de temperos e combinações ganhou o gosto do nosso país.

Além do mais, a culinária mexicana vai muito além só dos seus pratos mais famosos, como tacos com queijo, existe uma enorme variedade de pratos de comida mexicana deliciosos, tudo com aquela pitada da cozinha mexicana: um sabor forte, intenso, equilíbrio de sabores.

Tem de tudo um pouco para quem gosta, vai além daquela típica ideia de só picante, claro, que para quem adora uma comida mexicana picante não faltam opções bem temperadas, mas também cheio de cremosidade, crocância, recheios saborosos, equilíbrio de acidez, além de, deliciosas sobremesas.

Se você é um apreciador da culinária mexicana, ou quer conhecer mais sobre, quer fazer uma noite de comida mexicana, leia mais sobre nesse artigo. A culinária mexicana é cheia de sabores marcantes e apaixonantes. São de dar água na boca só de pensar em uma comidinha típica mexicana, e quando isso acontecer que você esteja com tudo pronto com as nossas dicas sobre comida mexicana para se aventurar na cozinha ou saber onde pedir aquele delicioso prato mexicano.

Cultura mexicana

Além das deliciosas comidas mexicana o México é cheio de uma incrível cultura, lotado de belezas naturais pelo país. Não é à toa que as comidas mexicanas são tão ricas de sabor e equilíbrio!

A comida mexicana é tão rica que em 2010 a UNESCO decretou a culinária mexicana como Patrimônio Imaterial da Humanidade! E muito dessa cultura, paladar e sabedoria culinária das comidas mexicanas vieram desde a época pré-colonial.

Antes da chegada dos espanhóis no país os povos que habitavam o México, em grande parte os Maias, deixaram esse legado e essa influência cultural. E, a comida mexicana até hoje preserva muito dessas raízes, de base alimentar de alimentos americanos, como milho, feijão, pimenta, tomate.

Por isso e outras, que nós brasileiros gostamos tanto dos sabores das comidas mexicanas, que segue nos deliciando com sua mistura de sabores.

As técnicas de preservação criadas por esses povos, transformaram a comida mexicana no que ela é hoje: um sucesso no mundo. Uma culinária marcada por equilíbrio de temperos exóticos, sabores marcantes, como o cominho e a pimenta. Aquela boa descoberta de sabor a cada mordida.

As comidas mexicanas fazem muito sucesso em São Paulo, nas sociais em casa, naquela noitinha que bate à vontade. E, por isso essa cultura segue sendo valorizada e preservada no Brasil, com vários pratos para apreciar.

E, pensando nessa cultura mexicana que vamos te dar dicas de como fazer uma noite mexicana em casa, onde pedir aquele bom prato mexicano, aquela comidinha mexicana deliciosa. O Gran Jalapeño, restaurante localizado na Mooca, pode levar até você esse delicioso sabor da comida mexicana no conforto da sua casa e com segurança.

Por outro lado, se quiser saber como preparar os mais aclamados pratos mexicanos, temos artigos preparadinhos para você comidas mexicanas: receitas de darem água na boca!

Pratos típicos

Os pratos imperdíveis do México que você precisa experimentar ao menos uma vez para se apaixonar (ou odiar) fazem parte do dia a dia da população. As comidas usam ingredientes, como: pimenta, alho, sal a gosto, sour cream, creme de leite e, sem esquecer dos clássicos que envolvem a carne moída. São os queridinhos de todos por seus sabores marcantes. Um exemplo disso é:

Cochinita Pibil

A Cochinita Pibil é um prato comum de Yucatán, no México.

A mistura de sabores se deve ao modo de preparo e ingredientes. A carne de porco é marinada com achiote, laranja e outros condimentos preparados dentro de folhas de banana-da-terra. Curioso, não?

A carne de porco é cozinhada de modo diferente, embrulhada em folha de bananeira é colocada em forno subterrâneo coberto de terra e assado durante ao longo da noite.

Guacamole

É um dos quitutes mais populares e amado do Brasil. Mas, o seu modo de preparo contém o seu principal ingrediente que é o abacate, porém contém pimenta, cebola, alho e tomate; o tempero depende do quanto você gosta de colocá-lo. Guacamole é servido tipicamente com nachos ou outros petiscos de seu gosto.

Este quitute é uma das poucas que você não deve perder de provar junto com algum petisco principal.

Tortillas

Para quem ainda não provou, o que não falta são opções neste prato. O modo de preparo é praticamente infinito! Para fazer uma tortilla incrível os pães são em formatos de discos, e é servido como lanches ou prato de entrada.

Sua massa poderá ser feita com farinha de trigo ou milho, o que caracteriza a tortilla é o seu recheio. Um exemplo disso é a quesadilla que seu recheio é queijo. A enchilada é feita com frango, carne moída, chilli ou queijo.

Enquanto, a Tostada é uma tortilla frita com vegetais, feijão, queijo ralado, chilli, coentro e frango. Essa mistura favorece um mix de sabores incríveis. Por fim, o Panucho é uma tortilla frita ou recheada de purê de feijão.

Sour Cream Mexicano

Conhecido também como “creme azedo” esta receita fica pronta entre 15 e 30 minutos. Os ingredientes principais são: 1 e ½ de suco de limão, creme de leite sem soro cerca de 300g e uma colher (chá) de sal, é recomendado não utilizar a colher de sopa para não errar a quantidade. Para ficar ainda mais incrível deve misturar todos os ingredientes em uma vasilha, deixar que fique homogêneo e após deixar na geladeira até a hora de servir.

Chilli com carne

Um dos pratos mais tradicionais do México é o Chilli com carne. Este prato é feito com carne moída, feijão e molho de tomate com pimenta. É servida como acompanhamento para os Nachos e Tortillas, por exemplo.

Burritos

O tradicional burrito tem como massa igual a tortilla. Seus ingredientes incluem farinha de trigo ou de milho; seu modo de preparo é deixá-lo enroladinho e o recheio pode variar entre: carne, queijo, tomate, chilli e feijão.

Este prato é popular desde pequenos restaurantes até os mais recomendados da iguaria mexicana.

Melhores Bebidas Mexicanas

Não é apenas a comida mexicana que é uma delícia, mas as bebidas mexicanas são incríveis para provar e se apaixonar, como:

Michelada

É um suco de limão com cerveja e sal nas bordas do copo, também têm pimenta e pingos de tabasco.

Tequila

A tequila mexicana é feita a base de agave azul fermentado. O sabor forte e ardente é o ingrediente básico para Margarita. Ela é servida de forma pura, ou seja, sem nenhuma mistura em suas garrafas. O nome também é uma homenagem a cidade do México que seu território produz agave-azul por conta do solo vulcânico.

Suco de Tamarindo

O sabor varia entre o ácido e o doce, mas é claro que você deve prová-lo ao menos uma vez. É refrescante em uma tarde verão, por exemplo.

Suco de Sandia

Os ingredientes são compostos de melancia e pepino com limão, apesar dessa mistura parecer exótica e estranha, o suco é refrescante.  

Dúvidas comuns sobre a comida mexicana

A comida mexicana é sempre muito apimentada?

A resposta é não. A maioria dos pratos apresentados estão com temperos que você coloca a seu próprio gosto, desde o sal até a pimenta. É claro que há pratos apimentados, como a Cochinita Pibil.

A comida mexicana é sempre um mix de sabores?

Não sempre, mas com certeza os sabores te conquistam. Os pratos citados acima, como Chili com Carne e os acompanhamentos utilizados como o Guacamole e Sour Cream Mexicano te proporcionam um mix incrível de vários sabores.

É fácil ter intoxicação alimentar com a comida mexicana?

Essa resposta depende unicamente de você e do seu organismo. É bom que saiba o que pode consumir, pois as iguarias mexicanas contêm muitos ingredientes, saber o que será consumido antes de pedi-lo é essencial para evitar a intoxicação alimentar.

As bebidas são muito fortes?

A Tequila é tradicional no mundo todo. Ela deve ser consumida de forma pura, o que deixa seu gosto ainda mais marcante. Um fato interessante é que é colhida em território vulcânico e o agave-azul é fermentado, legal, não é? Outro fato curioso sobre a tequila é que diz a tradição que quanto mais velha for a bebida, mais suave e melhor será o seu sabor.

Guacamole combina com tudo?

Se você adorou este acompanhamento, sim. Ele é servido como acompanhamento para tortilhas e nachos, principalmente.  

Quer aproveitar todas as melhores comidas e sobremesas mexicanas no melhor restaurante da zona leste de São Paulo? Entre em contato com o Gran Jalapeño e aproveite.

Como fazer uma noite mexicana em casa?

Você já pensou em fazer uma noite mexicana em casa? Para curtir e se deliciar sozinho, com a família, com aquele date ou mesmo numa happy hour para receber os amigos? Aquela viagem ao México sem sair de casa, para se deliciar com as riquezas dessa cultura e comer bem!

Sendo brasileiro quem na primeira vez não se questionou: abacate em comida salgada? Até experimentar e ter uma deliciosa surpresa. Como os variados pratos da comida mexicana, com certeza, vão gerar esse delicioso prazer.

Para fazer uma noite mexicana em casa, não é tão difícil, se você adora se aventurar na cozinha temos artigos com ótimas receitas para você preparar e servir no seu jantar. Comida mexicana: receitas. Recomendamos as deliciosas Quesadillas com aquele queijo derretido, Nachos com chilli, Tacos deliciosamente recheados.

Ou, se você quer comer bem sem ter o trabalho de ir até a cozinha e correr o risco o Gran Jalapeño (localizado na Mooca) entrega um ótimo delivery seguro, rápido e prático, para você se deliciar com as ótimas comidas mexicanas.

Vamos sugerir um cardápio com pratos indispensáveis para sua noite mexicana

Gucamole, Sour Cream, Quesadilla, Tacos, Nachos, Chilli, Burrtitos e não pode faltar aquela bom e velho molho de pimenta. Dicas: não deixe faltar aquela pimentinha para quem gosta de um sabor mais marcante, nem sempre o pimentão cumpre esse papel. O cominho e coentro são temperos essenciais em muitos pratos, como o Chilli.

Se for preparar as suas receitas, não esqueça de ir sempre experimentando para também não exagerar e passar no ponto do sabor. Os pratos de comidas mexicanas exigem um equilíbrio de sabores sem exagero.

Dica: alimentos que você vai precisar nesses pratos: (em média cada um dura 30 minutos para ser preparado)

Carne moída, carne de porco, tempere com sal, cebola e alho. Coentro, cominho, sal e pimenta, farinha de trigo, cebola roxa, tortilla de milho, tomates, molho de tomate, pimentão verde, 1 e ½ xícara (chá) de feijão, pimenta, salgadinho Doritos, abacate, queijo prato e mussarela, colheres de sopa de pimenta do reino, chilli, suco de limões e pode levar em alguns pratos também: bacon, frango, calabresa.

Para a bebida, para acompanhar comida mexicana, você pode escolher cervejas ao seu gosto, ou as típicas mexicanas, que são vendidas aqui no Brasil (como a cerveja Corona), ou pode preparar aquelas deliciosas Margaritas para acompanhar, um coquetel que vai tequila, suco de limão sal e licor de laranja.

Além do mais a ambientação e decoração fazem parte do charme da noite, e se você aprecia esse lado para a sua noite mexicana, você pode decorar a mesa com os pratos com suas cores fortes, cheias de pimenta, vasinhos de cactos, vasinhos decorados com pimentinhas, cores fortes em equilíbrio. Tudo com delicadeza.

Onde encontrar deliciosas comidas mexicanas?

Já para você que quer a segurança de encontrar um lugar para saborear uma boa comida mexicana, ou um lugar que leve essas delicias até você com praticidade e com qualidade. Para você ter uma boa refeição, ou até para fazer a sua noite mexicana com sucesso e deixar todos seus convidados adorando.

O Gran Jalapeño (restaurante localizado na Mooca) é o lugar para você fazer tudo isso. Os pratos com a devida qualidade e equilíbrio do sabor mexicano, preservando a cultura e o sabor em cada prato, vão fazer do seu pedido uma excelente escolha.

SOBRE NÓS

Conheça a excelência de um restaurante delivery de qualidade, que serve comida mexicana de primeiro nível e do jeito que você quiser.

SAIBA MAIS
Site feito por Digitalize Now.